Grandes autores: Suzanne Collins

No Grandes Autores de hoje falaremos de Suzanne Collins, (Hartford, Connecticut, EUA, 10 de agosto de 1962) é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida pela triologia The Hunger Games que virou filme sob título homónimo em 2012, com a continuação Catching Fire planejada para novembro de 2013. Grandes autores: […]

No Grandes Autores de hoje falaremos de Suzanne Collins, (Hartford, Connecticut, EUA, 10 de agosto de 1962) é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida pela triologia The Hunger Games que virou filme sob título homónimo em 2012, com a continuação Catching Fire planejada para novembro de 2013.

Suzzane estudou na Escolas Rio de Janeiro do Alabama e fez drama e telecomunicações na Indiana University. Depois começou a trabalhar em programas infantis da Nickelodeon. Em 29 de novembro de 2012, Suzanne, anunciou novo livro para 2013. O livro ilustrado Year of the Jungle é baseado no período em que o pai de Collins esteve na Guerra do Vietnã. A obra é a primeira desde Mockingjay, de 2010, do qual o último filme de Jogos Vorazes é baseado.

The Hunger Games, o primeiro livro da triologia, foi lançado em 14 de setembro de 2008 seguido por Catching Fire (Em Chamas, no Brasil e em Portugal), publicado em 1 setembro de 2009, e Mockingjay (A Esperança, no Brasil e “A Revolta”, em Portugal), publicado em 24 de agosto de 2010.

Segundo o blog Jogos Vorazes.net, um dia, pensando em “Alice no País das Maravilhas“, Suzanne achou que o ambiente da história parecia rural demais para as crianças que, como seus filhos, viviam em lugares urbanos. Em Nova York, é muito mais provável que você caia em um buraco feito por homens do que por coelhos, e, se isso acontecer, você não vai encontrar uma festa do chá. O que você encontraria então…? Bem, esta é a história de “Gregor, the Overlander“, o primeiro livro de cinco da série “The Underland Chronicles.  

O blog Distrito 13 divulgou que Suzzane Collins escreverá outra série de livros para adolescentes, mas ainda não há informações de como será a série. 

Atualmente, ela vive em Connecticut com seu marido, seus dois filhos e um par de gatinhos.

Informações sobre Suzanne Collins

Nacionalidade: Americana
Data de nascimento: 10 de agosto de 1962 (51 anos)
Local de nascimento: Hartford, Connecticut
 Estados Unidos
Gênero(s): fantasia, ficção científica, literatura infanto-juvenil
Ocupação: escritora, roteirista
Magnum opus: Jogos Vorazes

Oficial Website da Suzanne: www.suzannecollinsbooks.com
Pag. no Scholastic: www.scholastic.com/thehungergames/about-the-author.htm

Livros escritos por Suzanne Collins

As Crônicas do Subterrâneo
  1. Gregor O Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander) (2003)
  2. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane) (2004)
  3. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of Warmbloods) (2005)
  4. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret) (2006)
  5. Gregor e o Código da Garra (Gregor and the Code of Claw) (2007) – ainda não lançado no Brasil (leia o artigo
Trilogia Jogos Vorazes
  1. Jogos Vorazes (2008)
  2. Em Chamas (2009)
  3. A Esperança (2010)
Outros livros
  • Fire Proof: Shelby Woo #11 (1999)
  • When Charlie McButton Lost Power (2005)
  • When Charlie McButton Gained Power (2009)
  • Year of the Jungle (2013) – imagens autobiográfico, ilustrado por James Proimos, sobre suas memórias de 1968, quando ela tinha 6 anos e seu pai teve que “ir para algo chamado guerra… em um lugar chamado Vietnã.”

Suzi, do Blog da Leitora divulgou o seguinte: “Suzanne é super criativa e montou em seu livro um mundo meio perverso, mas ao mesmo tempo intenso e atrativo.”  

Minha opinião sobre Suzanne Collins

Em minha opinião, Suzanne é uma escritora que não se deixa levar por modismos. Enquanto vários autores estão fixados em seres fantásticos e universos criados de éter, Suzanne cria os ambientes dos seus livros baseados no mundo real, acrescentando o toque certo de fantasia, atrelado a enredos fantásticos.

    E ae, curtiu? Não? Comente ai!