Power Rangers ou Super Sentais -> qual vale a pena assistir?

Power Rangers ou Super Sentais? Power Rangers é uma imitação mal feita dos Super Sentais ou uma das maiores franquias de heróis de todos os tempos? O que você acha, a adaptação é melhor que o original?

Power Rangers vs Super Sentai

Power Rangers ou Super Sentais, qual das duas franquias é a melhor? Qual vale a pena assistir? Dá para acompanhar as séries de ambas as franquias?

Power Rangers ou Super Sentais – a adaptação

Power Rangers é uma das franquias mais conhecidas no mundo todo. Desde que a primeira série estreou em 1993 (Might Morphin Power Rangers), milhões de crianças, adolescentes e (por que não?) adultos ficam vidrados nas aventuras dos adolescentes que encaram o desafio de salvar o mundo.

Power Rangers ou Super Sentais Amado por uns e odiado por outros, Power Rangers teve muitas séries bacanas e outras nem tanto (em minha singela opinião), mas dá para se divertir muito, além de sofrer um pouco e sentir a tensão de algumas situações que os protagonistas vivem.

Power Rangers ou Super Sentais

Os heróis da Alameda dos Anjos (e de outras cidades e bairros que foram aparecendo ao longo da franquia) no entanto, não são criação dos camaradas americanos da Sabans, e sim, uma adaptação de uma franquia mais antiga e muito famosa no Japão (e em outras partes do mundo): os Super Sentais.

Power Rangers ou Super Sentais – o original

Power Rangers ou Super Sentais

Indo ao ar pela primeira vez em 1975 com a série Himitsu Sentai Goranger, a franquia Super Sentai conquistou vários países do mundo com séries incríveis, que alinhavam (e ainda alinham) tramas marcantes, protagonistas carismáticos e muita ação. Aqui no Brasil, tivemos nossa dose da franquia que invadiu os programas infantis dos anos 1980 e 1990, conquistando a criançada e deixando muitos pais desesperados (bons tempos, rs).

Power Rangers ou Super Sentais

Power Rangers ou Super Sentais – o inicio

Aproveitando esse sucesso que alcançava dimensões mundiais, a Saban chamou a TOEI (produtora dos Super Sentais) e propôs uma adaptação americanizada dos heróis coloridos do Japão. O que talvez a Saban e nem a TOEI esperavam, é que as​ adaptações ganhasse em quesitos de fama e audiência das séries originais, chegando ao ponto de Power Rangers ser transmitido no Japão, no território dos Super Sentais.

Power Rangers ou Super Sentais

A Polêmica

A grande polêmica se dá na eterna intriga entre os fãs das duas franquias: o que é melhor, Power Rangers ou Super Sentais?

Apesar de Power Rangers utilizar muitas cenas dos episódios Super Sentais, e às vezes simplesmente reproduzir as histórias das séries originais, os fãs dos Super Sentais se sentiram traídos por verem suas séries amadas sendo disvirtuadas com a adaptação americana.

Power Rangers ou Super Sentais

O preconceito do outro lado também, pois a galera que curte os rangers, sendo insultada e ridicularizada pelos fãs dos sentais, contra-ataca dizendo que as séries americanas são superiores às séries japonesas. As discussões são tão fortes que administradores de grupos de tokusatsu (gênero ao qual pertencem às duas franquias) tiveram que tomar medidas drásticas para evitar essas intrigas, tendo inclusive que expulsar membros que disseminavam discórdia com posts e comentários ofensivos.

Power Rangers ou Super Sentais

Mas será que precisava disso?

O maior problema de tudo isso, é que as duas franquias são ótimas, diferindo é muito uma da outra, sendo possível acompanhar suas séries (a original e a adaptação) tranquilamente. Logicamente, o telespectador acaba gostando mais de Power Rangers ou Super Sentais.

Power Rangers ou Super Sentais

Por exemplo, adoro a série Power Rangers SPD. Gosto da história, dos personagens, das cenas de ação… Só não curto os gritinhos e as falas desnecessárias ( e de certo modo, toscas) nas cenas de luta – mas isso eu não gosto em nenhuma série Power Rangers. Por sua vez, a série original (Tokusou Sentai Dekaranger) deixa muito a desejar em minha opinião. Sem um vilão fixo, a série se arrasta com situações que nada tem a ver uma com a outra. E os episódios finais, que são o grand finale em SPD, é simplesmente tosco em Dekaranger.

Power Rangers ou Super Sentais

Por outro lado, Power Rangers Samurai e Power Rangers Super Samurai, perdem é muito para a série da qual foram adaptados – Samurai Sentai Shikenger. Não por PR Samurai ser uma história ruim, longe disso. Simplesmente, Shikenger é melhor. Tem atores melhores, a história é melhor, as cenas de luta são mais legais. Simples assim.

Power Rangers ou Super Sentais

Como ex-fã exclusivo dos Super Sentais, eu até me irritava quando me diziam que eu assistia Power Rangers (oi amor!). Hoje olho e vejo como é ridículo agir dessa maneira, pois os rangers têm histórias incríveis, que valem a pena serem assistidas.

Power Rangers ou Super Sentais

Uma das coisas que destaco como sensacionais em Power Rangers: os crossovers que existem entre a série atual e a série anterior. Isso também acontece com os Super Sentais, mas com um filme. Nós rangers, o crossover ocorre durante os episódios, e tem impacto na trama da série. Infelizmente isso não ocorre nas séries mais recentes (exceto em PR Super Megaforce, que traz varios personagens das séries anteriores em seis episódios, e reúne todos os times em uma batalha épica no último episódio – adaptação do filme Gokaiger vs Goseiger – a batalha dos 199 heróis).

Power Rangers ou Super Sentais

Vantagens de Power Rangers

A franquia Power Rangers acaba levando vantagem sobre a franquia Super Sentais:

  • Seus episódios e suas histórias tem mais a ver com nosso dia a dia, por se tratar de uma cultura ocidental;
  • Podemos assistir as séries aqui no Brasil legalmente (fato que não acontece com os Super Sentais, infelizmente);
  • A Saban, responsável polos Power Rangers, é mais amigável com os fãs de outros países (como o Brasil), ao contrário da TOEI (responsável pelos Super Sentais), que simplesmente não se importa com os fãs da franquia fora do Japão.

Para os que não conhecem nenhuma das franquias, vale a pena conhecer ambas. Para os fãs malucos que defendem sua franquia preferida com unhas e dentes, vocês podem encontrar séries muito bacanas na franquia “rival”.

Power Rangers ou Super Sentais

A verdade é que a maioria fala sem conhecimento, indo atrás de outros que nem sabem do que estão falando, prejudicando assim o relacionamento entre os fãs.

Power Rangers ou Super Sentais

Minha opinião é que dá para assistir as duas franquias tranquilamente. Vale muito a pena, com certeza. Porém, gostaria de saber a sua opinião. O que acha? Vale a pena assistir Power Rangers ou Super Sentais? Deixe seu ponto de vista nos comentários!

Que tal dar uma passada no nosso Instagram?

E ae, curtiu? Não? Comente ai!